Coordenador : Pedro Sobrino Laureano
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 394752.2206.374906.02082023
Departamento/Setor: GSI
Área Temática : Saúde
Tipo: Cursos
Publico Alvo : graduandos e egressos de cursos de psicologia ou de pós-graduações de psicologia, interessados em psicanálise e na área da saúde de forma geral.
Objetivo
Transmitir ao aluno conhecimento sobre a clínica psicanalítica contemporânea, através da investigação da pertinência do modelo proposto por Freud, ainda, perante os novos sintomas inerentes a uma sociedade que organiza-se de forma distinta daquela de Freud. Transmitir, em aula, a caracterização realizado do laço social contemporâneo e das transformações na dimensão dos ideias a partir da obra tanto de psicanalistas como Jacques Lacan, quanto de autores da filosofia, como Safatle, Zizek e Khel e Foucault. Neste sentido, buscaremos trabalhar formas de elaboração da moral social vigente que se baseiam em apontamentos já realizados por Lacan em sua obra, quando diagnostica uma mutação do superego contemporâneo. Trabalhar a hipótese de que nos novos sintomas se caracterizam, justamente, por uma negação do conflito psíquico que pode ser compreendida através dos mecanismos de defesa freudianos, principalmente, aquele de denegação. Isto é, trata-se de desenvolver a hipótese de que os novos sintomas , em sua face manifesta, constituem formas de recusa do conflito psíquico, simbolizado em Freud pela cena/ fantasia edípica. Trabalhar a hipótese de que a clínica psicanalítica contemporânea caracteriza-se pela interpretação dos novos sintomas a partir da possibilidade de reconhecimento do conflito psíquico e do mal estar estrutural. E de que tal reconhecimento equivale ao reconhecimento do próprio inconsciente, isto é, do sujeito, perante um ideal social que, majoritariamente, busca excluí-lo.
Resumo
O objetivo deste curso é familiarizar o aluno com as questões envolvendo a clínica psicanalítica na contemporaneidade, articulando tais questões com os fundamentos da psicanálise, utilizando como referencial o eixo Freud-Lacan em diálogo com abordagens diversas. Procuraremos ler alguns textos que nos auxiliam na compreensão do sujeito na contemporaneidade, refletindo sobre a atualidade da hipótese do inconsciente, hipótese inaugural do campo da psicanálise. Se a psicanálise descobriu, com Freud, a relação entre a moral sexual civilizada e o sofrimento psíquico de sujeitos que padeciam dos ideais culturais, como situar a psicanálise perante a moral contemporânea, em que a dimensão dos ideias aloja-se em uma cultura do narcisismo que tem como uma de suas consequências a exclusão e a segregação? Neste sentido, buscaremos insistir nas premissas basilares do método psicanalítico, investigando sua atualidade perante as novas formas de sofrimento inerentes ao laço contemporâneo: a hipótese do inconsciente e a ideia do conflito psíquico como estruturante; a subversão das relações entre normalidade e patologia; a despatologizacão do mal-estar; a ideia de travessia da fantasia e a perda narcísica implicada no processo clínico. Procuraremos insistir na dimensão político-clínica destas premissas. Discutiremos alguns dos textos fundamentais de Freud e Lacan, com o objetivo de situar a clínica psicanalítica, nos utilizando também de autores que refletem sobre o sujeito na contemporaneidade.